Movidos pelo amor de Cristo – servindo a Igreja que sofre

Intenções de Missa

No cumprimento do nosso mandato para promover projectos pastorais e religiosos da Igreja em necessidade e sofrimento, também colocamos os nossos recursos administrativos à disposição dos benfeitores que desejam fazer ofertas para Missas. As ofertas para Missas, além de serem uma medida chave para a salvaguarda da vida sacramental da Igreja e a proclamação do Evangelho, são também o próprio sustento de sacerdotes – os titulares e executores de muitos dos nossos projectos pastorais.

A fim de mantermos a administração de Missas clara e possível de gerir, analisamos apenas candidaturas diocesanas apresentadas por bispos em nome de sacerdotes (diocesanos) que trabalham nas suas dioceses, ou por superiores religiosos em nome dos sacerdotes sob a sua jurisdição directa. Em alguns países do Leste europeu, consideramos apenas as candidaturas de bispos para todos os sacerdotes que trabalham nas suas dioceses. NÃO abrimos projectos de intenção de Missa para sacerdotes individuais. Os sacerdotes individuais NÃO deverão escrever-nos, mas deverão em vez disso abordar os seus bispos.

Os bispos ou os superiores religiosos deverão apresentar as candidaturas para intenções de Missas UMA VEZ por ano. Os estipêndios que encaminhamos num conjunto são dados para o período de um ano inteiro. O bispo ou religioso que o recebe concorda em mandar celebrar todas as Missas ad intentionem dantis no período de um ano, em conformidade com o n.º 953 do CIC.

Lista de verificação para bispos ou superiores religiosos conforme a informação requerida na candidatura:

  • Justifique a razão pela qual os seus sacerdotes precisam de estipêndios de Missas e quantos. (Note, por favor, que os nossos estipêndios de Missa não deverão substituir os dos fiéis locais ou reduzir os esforços para encorajar os fiéis locais a apoiarem o seu próprio clero através desta prática antiga da Igreja. Daremos o que pudermos – dependendo da disponibilidade e da necessidade a nível mundial.)
  • Especifique o número de sacerdotes que necessitam de estipêndios de Missas (ou melhor ainda: anexe uma lista dos seus nomes).
  • Pormenores bancários. (Pode usar o nosso Formulário de candidatura básica para esta finalidade).