Movidos pelo amor de Cristo – servindo a Igreja que sofre

Organização

Temos secções nacionais de angariação de fundos na Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.

A Sede Internacional da nossa obra de beneficência está situada em Königstein, uma cidade próxima de Frankfurt am Main, Alemanha. A sua missão principal é administrar projectos, coordenar informações relacionadas com projectos e promover a unidade desta obra de beneficência.

A "Ajuda à Igreja que Sofre" torna-se uma fundação pontifícia

Königstein, 06.12.2011. A obra de assistência internacional católica “Ajuda à Igreja que Sofre” foi elevada a fundação de direito pontifício pelo Papa Bento XVI. A sede da fundação situa-se no estado do Vaticano. O acto de instituição foi consagrado em documento em língua latina, uma chamada quirografia, assinado, de próprio punho, pelo Santo Padre.

Mauro PiacenzaPara presidente da fundação, o Papa nomeou o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza. O cardeal designou Johannes Freiherr Heereman von Zuydtwyck para presidente executivo, com efeitos a contar de 1 de Dezembro de 2011. O escritório internacional desta obra continua a ser em Königstein. Nos passados 30 anos, o Senhor Heereman dirigiu o ramo assistencial da Ordem de Malta na Alemanha como secretário-geral e, posteriormente, como presidente executivo. Simultaneamente, foi também nomeado o padre Martin Barta para assistente espiritual da obra. O padre Barta é membro da associação clerical, “Obra de Jesus Sumo Sacerdote”.

Baron Johannes Heereman von ZuydtwyckO impulso para a fundação da obra “Ajuda à Igreja que Sofre“, anteriormente designada Ajuda aos Sacerdotes do Leste, foi dado através do Papa Pio XII. Estimulado a pedido do Papa, logo a seguir à Guerra e a fim de mitigar o sofrimento de 14 milhões de refugiados e deslocados alemães, o padre premonstratense, Werenfried van Straaten, apelou à reconciliação pela acção e, como também recolhia toucinho, cedo passaram a chamar-lhe “padre toucinho”.

Martin BartaHoje em dia, a “Ajuda à Igreja que Sofre” é uma comunidade mundial constituída por mais de 600.000 amigos e benfeitores, que todos os anos promovem cerca de 5.000 projectos em mais de 140 países. Em 2010, o volume de doações atingiu 85 milhões de euros. Os benfeitores desta obra de assistência são geridos por 17 secretariados nacionais na Europa, América do Norte e Sul e também Austrália.

Na quirografia, o Santo Padre realça os méritos desta obra de décadas dedicadas à Igreja. A ora criada fundação pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre“ presta auxílio, em espírito de caridade activa, em todo o lado onde a Igreja é perseguida e oprimida. Sendo uma obra pastoral que age em nome da Igreja, empenha-se pelo aprofundamento e fortalecimento da fé e moral católicas.

Órgãos directivos

Secretariado Geral

O Secretariado Geral é responsável pela gestão das operações do dia-a-dia da obra de beneficência.

 

Estatutos internos

Artigo 3º: O objectivo da Obra é a promoção de actividades e iniciativas pastorais e religiosas, especialmente nas áreas onde a Igreja é perseguida ou impedida por vários obstáculos de cumprir a missão que lhe é própria. A Obra pode apoiar refugiados de regiões onde a Igreja é perseguida.

Texto completo dos Estatutos
Estatutos

Directrizes Espirituais do nosso Fundador

§ 2º - Nessa ocasião, vi como meu dever sacerdotal pregar a reconciliação e restaurar o amor na Igreja e no mundo. Um tal amor exigia um compromisso pessoal com os famintos, os nus, os prisioneiros e todos os outros incluídos por Cristo na Sua descrição do Julgamento Final e onde Ele Próprio está presente escondido. Exigia a disponibilidade para reconhecer e amar Cristo no menor dos Seus irmãos – e não excluindo os nossos inimigos. Pois o amor aos inimigos é a essência do cristianismo. (Werenfried van Straaten o.praem)

Texto completo das Directrizes Espirituais
Directrizes Espirituais

Documentos importantes da Igreja

Deus Caritas Est

Caritas in Veritate

Marcos históricos da AIS

Marcos históricos

Relatório financeiro anual

Relatório anual

Mais informações

Este site foi concebido, principalmente, para parceiros de projecto que vivem em países onde as ligações por Internet são lentas ou intermitentes. Se tiver uma ligação fiável e rápida, convidamo-lo a visitar os sites mais elaborados das nossas Secções Nacionais, para mais informações.